Uma das coisas que mais me fascina nas Engenharias é como a beleza pode emergir da funcionalidade. Na Engenharia Eletrônica, por exemplo, as placas de circuito impresso de maior qualidade são também as mais bonitas. É uma relação bem explícita:
- A utilização do espaço disponível é maximizada quando o espaçamento entre todas as trilhas é igual. Visualmente, o resultado é extremamente harmônico, como uma zebra.
- O componente mais importante da plaquinha, que pode ser um microcontrolador, é posicionado no centro para facilitar o acesso aos demais componentes. Visualmente, garante simetria.
- Assim como um documento, uma PCB pode ter frente e verso. Se for possível evitar o verso, melhor, porque diminui custos. Visualmente, facilita a compreensão do todo, sem precisar ficar virando a plaquinha.

Para um uso eficaz da matemática, você não precisa só de conhecimento, mas de habilidade. Habilidade só pode ser obtida pela prática. Você pode adquirir um certo conhecimento superficial de matemática só assistindo aulas, mas não pode adquirir habilidade desse jeito. Quantos alunos ouvi falarem "parece tão fácil quando você resolve", ou "eu entendo, mas não consigo resolver os problemas". Essas declarações mostram falta de prática e, consequentemente, falta de habilidade. (...). Sempre estude com lápis e papel. Não se limite à leitura de um exercício resolvido - tente resolvê-lo você mesmo!
No parágrafo seguinte, a autora argumenta ainda mais fortemente a favor da prática, instruindo o leitor a resolver problemas de qualquer maneira. Isso vai na contramão de uma armadilha que alguns estudantes de exatas caem, que é a de querer resolver problemas da maneira mais formal e elegante possível, colocando essa vontade acima da resolução do problema em si:
Não há mérito em passar horas produzindo uma solução de muitas páginas para um problema que pode ser resolvido por um método melhor em poucas linhas. Por favor, ignorem qualquer pessoa que menospreza técnicas de resolução de problemas chamando-as de "truques" ou "atalhos". Você vai descobrir que quanto maior a sua habilidade de escolher métodos eficazes de solução de problemas, mais fácil será para você dominar qualquer conteúdo novo. Mas isso significa prática, prática, prática! A única maneira de aprender a resolver problemas é resolver problemas.
A experiência, sem o auxílio da teoria, nada ensina sobre o que fazer, nem como fazê-lo. A experiência proporciona respostas a uma pergunta, mas a pergunta deriva da teoria.

%2000.50.34_fde17ca1.jpg)

